O Sintel (Simpósio de Estudos Interdisciplinares da Linguagem) é um evento acadêmico que reúne pesquisadores e grupos que investigam a linguagem em suas interfaces com cognição, interação e processos sociais, promovendo atividades como mesas-redondas e discussões científicas. Tradicionalmente, o Sintel tem favorecido o diálogo entre diferentes abordagens teóricas e campos de estudo da linguagem. Atualmente, sua direção e organização seguem sob a responsabilidade dos membros de pesquisa do LACIN – Laboratório Interdisciplinar de Cognição e Neurolinguística, integrando as perspectivas linguísticas, cognitivas e neurolinguísticas no planejamento e realização do evento.

O SIMELP – Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa é um dos mais importantes eventos científicos internacionais dedicados à pesquisa, ensino e divulgação da língua portuguesa, reunindo estudos sobre linguística, literatura, cultura e educação desde sua primeira edição em 2008. Realizado em países de vários continentes e organizado por universidades parceiras, o SIMELP promove conferências, mesas-redondas, simpósios e debates que visam consolidar o conhecimento sobre a língua portuguesa em suas múltiplas dimensões. Atualmente, membros da coordenação do LACIN – Laboratório Interdisciplinar de Cognição e Neurolinguística integram a diretoria do SIMELP, contribuindo com perspectivas interdisciplinares e ampliando sua tradição de diálogo acadêmico.

O LINCOG – Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição foi criado em 2014 pelo Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição da USP como um espaço dedicado ao diálogo interdisciplinar entre linguística, cognição e áreas afins, reunindo pesquisadores para discutir fenômenos linguísticos e cognitivos a partir de múltiplas técnicas e abordagens teóricas. Ao longo de suas edições, o evento consolidou-se como fórum internacional para debates sobre processamento cognitivo, inclusão, corporeidade e linguagem, ampliando a participação de instituições brasileiras e estrangeiras. Atualmente, o simpósio é também abraçado pelo LACIN – Laboratório Interdisciplinar de Cognição e Neurolinguística, contribuindo com perspectivas interdisciplinares que integram linguagem, cognição, neurociência e inclusão social em sua programação científica.